27.10.08

ovo na alimentação

www.drspalter.com


On Oct 27, 2008, at 6:49 AM, Maria Tereza wrote:


Dr. Spalter,
Gostaria de agradecer a existência de seu blog que tem sido de grande valia. Moro na Hungria e muitas vezes me deparo com vários questinamentos e tendo em vista as diferenças culturais, sinto dificuldades em saná-los. E aqui estou encontrando este espaço!
Primeiro, gostaria de saber a respeito do ovo na alimentação infantil. Tem algum limite para ingestão de tal alimento? Minha filha de 4 anos adora. E assim o preparo frito (sem gordura, na tfael!), mexido, omeletes. Ela come em média 3 a 4 ovos por semana. É muito?
Segundo, o que é considerado febre alta a uma criança? E qual temperatura devemos começar com antitérmico?
Intestino preso: é normal ficar de 3 a 4 dias sem evacuar? Devo preocupar me?
Obrigada novamente,
Maria Tereza Juraszek

Olá Maria Tereza,
que bom poder ajudá-la de um lugar distante!
Muito se fala sobre ovos e a tendência atual está para mais incluir do que excluir eles da dieta. Para a criança pequena, entretanto, pode ser um excesso calórico para a digestão, que ainda está se organizando. Sugiro que seja dado puro uma ou duas vezes por semana e como ingrediente mais vezes. Também acho importante que sejam de galinhas que não recebem muitos hormônios, que vivam soltas e melhor ainda, de uma fazenda orgânica.
Quanto a segunda pergunta, a respeito da febre, a temperatura não importa tanto, as vezes inclusive é melhor ter febre alta do que baixa, e o antitérmico deve ser usado só para aliviar sintomas de mal estar -quando esses forem importantes- pois a febre tem um papel benéfico ligado ao sistema imunológico. vide febre-o que fazer.
Em relação ao intestino preso talvez seja importante cuidar da dieta para não trazer muito desconforto para a criança. Existe uma relação entre intestino preso e o fato da criança ser muito ligada sensorialmente no ambiente. Se esse for o caso, vale a pena cuidar disso também.
abraços
Dr Sergio Spalter

Nenhum comentário: