14.4.09

problemas no desfralde

Olá, Dr. Spalter
Primeiramente parabéns pela iniciativa e pelo belo trabalho.
Somos adeptos da alimentação orgânica (na medida do possível) e é sempre bom saber que está cada vez mais difundida.

Meu nome é Joana e tenho uma filha de 3 anos e meio.
Já há um tempo ela faz xixi no vaso ou no penico, mas desde bebezinha ela apresenta prisão de ventre frequentemente, apesar da boa alimentação (mamou até os 11 meses, come bem frutas, legumes e verduras, dou pouca carne vermelha) e agora estou colocando uma colherzinha de farinha de linhaça 1 vez por dia em alguma refeição.
Na escolinha ela almoça e com a ajuda deles estamos tirando de vez a fralda. Mas está difícil de fazê-la entender que quando senta no vaso é para evacuar.
Até mesmo o xixi que já estava controlado deu uma regredida e tem escapado na roupa e na cama de vez em quando.
Além da linhaça dou iogurte activia, coloco água de ameixa no leite da manhã, e evito alimentos que prendam o intestino.
Já é a quarta ou quinta vez que estamos nesse treinamento e com o histórico dela de prisão de ventre já nõa sei mais o que fazer para ajudar.
Ela fica até 5, 6 dias sem evacuar e semana passada quando veio acabou sendo na roupa.
Se o senhor puder me passar mais alguma dica que facilite esse momento de transição seria maravilhoso.
Desde já obrigada pela atenção
Um forte abraço
Joana


Joana, tem duas questões importantes. A principal, ao meu ver, seria não trazer tensões para a história de tirar a fralda e ensinar a usar o pinico.
Para as crianças que tem o intestino preso, esse momento pode gerar bastante angústia e então, o melhor é não ter pressa, mesmo que esse controle demore um pouco mais para ocorrer. O controle faz parte de um amadurecimento natural da criança e a verdade é que quanto menos interferirmos, melhor será. Claro que vale orientar a criança, ou brincar de sentar no vaso ou no pinico, mas não mais que isso.
A segunda é entender como melhorar a questão do intestino. Eu aprendi com a Antroposofia uma questão importante: Quando a criança é muito ligada no ambiente, ou muito intelectualizada, seu intestino funciona menos. Por isso vale a pena fazer coisas que relaxem a criança, banhos com lavanda, massagens,....E também na alimentação dar por exemplo mais beterraba ( pode ser cozida e batida no feijão), azeite, repolho cozido, iogurte, cereal integral.
Bom, espero que isso ajude
um abraço
Dr Sergio H Spalter

Nenhum comentário: