19.10.08

Quando a criança parece não gostar da escola

Oi Dr. Spalter,

em primeiro lugar quero parabeniza-lo pelo excelente blog.
Segundo quero relatar aqui minha preocupação como mae. Moro na Holanda e tenho dois filhos. Um de 4 anos e outro de 3 meses. Meu maior iniciou todos os dias na escola em agosto. Antes, até junho ele ia duas vezes por semana por tres horas. Agora fica tres dias das 8.30 as 15.15 e dois dias até 12.00. Notamos que ele ficou um pouco enciumado em relação ao irmaozinho, mas desde que começou nesta escola ele ficou mais triste e agressivo. Ele bate nos coleguinhas e faz coisas para chamar a atenção, como por exemplo, ' tomar banho' de seu proprio caneco de suco. Eu notei também que uns meninos um pouco maiores da classe dele, pois o grupo tem 26 crianças entre 4 e 6 anos, costumam chama-lo de bobo entre outras coisas e debocharem dele por qualquer coisa. Eu pergunto para ele se alguem fez algo, se ele esta gostando de ir na escola, mas ele nao fala nada sobre a escola. Diz, ' não sei, nao me lembro, etc ' e fica por ai. Queria saber se ha uma maneira de como eu posso ajuda-lo a passar essa fase de adaptação, para que ele encontre seu lugar ao sol.
Obrigada.
Ana Lucia Bisseling.

Ola Ana Lucia,
Eu percebo que quando nasce um irmão ou uma irmã, segundo filho(a) com uma diferença maior do que 3 anos, aparece muito ciúmes, pois a criança tem a sensaçao de que era muito desejada e cuidada e agora não vai ser mais. Por outro lado ela tem um irmão(ã) agora, e isso compensa sem dúvida esse periodo de maior sofrimento. Dito isso, acho bom que nós pais não valorizemos demais esse sofrimento.
Sugiro que aceite isso que está acontecendo com ele com naturalidade, uma fase difícil que passa com o tempo e que trará seus benefícios. É bom estarmos presentes e atentos, acolher sempre que possível a criança, mas como eu disse -sem valorizar demais seu sofrimento. Por outro lado, essa questão da escola precisa ser verificada com as professoras. sempre acho que a escola, principalmente para crianças pequenas, é uma grande parceira na educação dos filhos. precisamos estar bem perto da escola e entender exatamente o que está acontecendo para que possamos junto com as professoras, cuidar dos problemas que forem surgindo. Ficar mais triste e agressivo me parece um fato esperado para ele que acabou de ganhar um irmão e passou a ficar mais horas na escola. Se for possível que não fique na escola a tarde acho que seria melhor nessa fase. Com relação a bater nos amigos ou ser alvo de gozação, é nesse momento que a ação da escola tem que ser decisiva, pois só eles podem dar conta do que acontece lá, e nós ,como pais temos que confiar. Se passamos a não confiar na escola, ou se a criança não fica bem lá (segundo informação dos professores) temos que levantar a possibilidade de trocar de escola.
um abraço
Sergio H Spalter

Nenhum comentário: